TESTEMUNHAS DO ALÉM

Blog Espírita

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Depressão - Encontre-se consigo mesmo!





Débora Rabelo

Diante da dor, buscas a Jesus. Em meio a alegria, onde te encontras com ele? Caso esta pergunta te cause algum questionamento e te deixe sem resposta, abra os olhos de teu espírito ao chamado da espiritualidade. Ao deitar, feche seus olhos e mesmo que seja por um segundo, se encontre contigo mesmo!

A correria desenfreada do dia não nos permite que nos demos um segundo de atenção as nossas realizações. Com isso, seguimos muitas vezes em direção ao vazio, tudo para cumprirmos com as “obrigações”. Quando isso passa a ser uma rotina de constantes “nadas”, precisamos analisar o que desejamos para a nossa caminhada terrena.

Quando Jesus nos disse no Evangelho que, somente ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, não nos disse por acaso. Nada é por acaso. Nos chamando a vivermos em nossas palavras, pensamentos e atos o seu Evangelho, nos convidou a dividirmos a ceia com ele.

Analisemos sua passagem de ensinamentos e que, a cada momento se encontra mais viva. Para aqueles que pensam que, seus caminhos estão distantes de suas realidades, pensem em Chico Xavier e em Divaldo Franco, espíritos que fizeram de suas vidas, um espelho refletindo amor a toda humanidade.

Para que possamos refletir amor também, precisamos encontrar um objetivo e ainda, confiarmos verdadeiramente em Deus. Ele tem o mapa de nossas almas. Todos os nossos sofrimentos estão ali para nos ensinarem a cada segundo como cultivarmos a humildade.

Só muda quem deseja transformar-se, resignar-se. Na resignação percebemos que, a causa de nossos sofrimentos nem sempre está nesta encarnação, mas que, Deus nos dá sempre mais uma chance de corrigirmos nossos atos. Da mesma forma que, ao colocar um véu sob nosso passado de erros, faz com que sejam aliviadas as nossas dores.

Podemos mudar de forma mais rápida ou mais lenta, de acordo com a estrada que optamos seguir. Com a Lei de Amor, por exemplo, temos todos os ensinos de Jesus resumidos. Ao fazermos ao próximo o que gostaríamos que a nós fosse feito, entendemos os sentimentos e, passamos a agir de forma mais humana.

O maior mandamento nos diz para “Amar a Deus sobre todas as coisas” numa forma perfeita e suave de como conduzirmos os nossos caminhos. Outro capítulo importante do Evangelho nos chama a atenção para o perdão. Principalmente aos nossos inimigos.

Mesmo que, tenhamos todos nós sido criados simples e ignorantes como nos relatam os espíritos através de Allan Kardec no Livro dos Espíritos, a evolução é feita de forma individual. Um fruto de nossas escolhas. E, a colheita vem de forma inevitável.

Desejamos sempre sermos perdoados, mas com que freqüência perdoamos e buscamos a reconciliação com aqueles que ainda não gostam de nós? Essa pergunta tem em sua quase total resposta, palavras vagas, porque as nossas más tendências ainda são as guias de nossas ações. Por orgulho, vaidade e egoísmo pensamos no que dirão se nos verem trocarmos um abraço com que nos feriu a alma. Em nenhum instante analisamos que, não nos levará a nada mantermos a distância existente com um espírito ainda indiferente aos nossos sentimentos.

Por isso, se neste momento a depressão começa a ruir as paredes de teu coração, busque forças na fé que dentro de tua consciência te chama para a luz. Lembre-se que, essa pessoa está sendo um lindo instrumento divino para te fazer crescer e consertar teu caminho, reparando um passado ou presente de erros. Atente-se ainda, ao fato de que você pode anteriormente ter sido o carrasco dessa pessoa que hoje lhe causa dor.

Nossa mente tem vários caminhos para nos conduzir as vibrações elevadas da espiritualidade superior. Mesmo que você ainda também esteja impregnado de imperfeições, não esqueça de que, Deus nos ama e está sempre disposto a nos reeducar nos passos do amor. Não há males que o amor não cure. Muito menos, rebeldias e teimosias que ele não transforme em determinação.

Neste momento você pode estar sozinho. Tudo bem. Antes que se considere uma vítima dessa circunstância, pare e analise todas as oportunidades de buscar seu crescimento pessoal e preparar-se para, quando for o momento, receber em seus braços o espírito que dividirá as estradas da vida com você.

Uma pessoa pode ser sozinha e nem por isso solitária. Os amigos são nossa família espiritual. Laços que a eternidade se encarrega de fortalecer pela saudade e carinho. A família são nossos laços corporais que aceitam a responsabilidade de superar uma dificuldade em comum ou nos proporcionam através da convivência a forma mais sincera de quitarmos os nossos débitos.

Talvez você ainda não se encontre, mesmo com esses soldados sua fortaleza pode estar desguarnecida. Então, relembre-se do mestre silencioso na cruz. Isso mesmo. Procure Jesus dentro de você. Como? Livre-se de todos os seus orgulhos, da vaidade e do egoísmo.

Nessa noite, abra seu coração para o amigo que jamais esqueceu de você. Peça ajuda e ore com a sinceridade mais verdadeira que for capaz. A oração é nossa ligação direta com a espiritualidade mais elevada.

A fé sempre será nosso alimento, nosso escudo e nossa espada. Assim, você terá forças para mudar seus hábitos. Transformando sua vida num canteiro de alegria irá atrair para junto de você apenas companhias leais e que desejam te ver feliz.

Caso alguns se afastem de você não chore. Eles já não terão mais a mesma vibração que você e isso é normal. Ou podem ter cumprido com a tarefa que tinham ao seu lado e terminada esta etapa, passarão a dar seguimento aos seus rumos.

Com certeza, aqueles espíritos que ainda ficarem ao seu lado, seja nesta ou em outra encarnação sentirão a vibração de paz que você emana, emanou ou está emanando. Nada é desperdiçado. Alguém, em algum ponto do universo, pode estar sendo iluminado pelo ponto de luz que você acendeu.

Você é alguém especial e amado por Deus. Sorria para a vida para ela sorrir para você. Como bem disse o apóstolo Paulo, sem amor nada seríamos!






Nenhum comentário: