TESTEMUNHAS DO ALÉM

Blog Espírita

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Participação Política do Espírita





"Porque, no mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons?

- Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão.
(Questão n° 932 de O Livro dos Espíritos)


Há uma inequívoca contribuição política, sob o aspecto filosófico que o Espiritismo oferece à sociedade humana, a fim de que ela se estruture, organize e funcione em termos de verdade, da justiça e do amor. Disseram os Espíritos: "Quando bem compreendido, se houver identificado com os costumes e as crenças, o Espiritismo transformará os hábitos, os usos, as relações sociais." (Questão n° 917, grifos nossos)Portanto, o espírita deve estar atento na concretiza-o da Doutrina Espírita na sociedade, apesar dos obstáculos e dificuldades semeados pelo egoísmo e pelo orgulho de pessoas e grupos. Assim, como um ser social e conseqüentemente um ser político ele deve ter uma ação social ou política. Apresentamos algumas reflexões de como o espírita deve e não deve atuar na política:


Como o Espírita não deve atuar na política:


Levar a política partidária para dentro do Centro ou Entidade ou do Movimento Espírita.

Utilizar-se de médiuns e dirigentes espíritas para apoiar políticos partidários candidatos a cargos eletivos aos Poderes Executivos e Legislativos.

Catar votos para políticos que, às vezes, dão alguma "verbinha" para asilos, creches e hospitais, mas cuja conduta política não se afina com os princípios éticos ou morais do Espiritismo.

Apoiar políticos que se dizem espíritas ou cristãos mas aprovam as injustiças, as barganhas, a "politicagem" (usar a política partidária para interesses egoísticos pessoais ou de grupos a que se ligam).

Participar da política apenas por interesse pessoal, para melhorar a sua vida e de sua família, divorciado em sua militância político-partidária dos princípios e normas da filosofia espírita.


Como o espírita deve atuar na política:

O espírita pode e deve estudar e reflexionar sobre os princípios político-filosófico-espíritas no Centro Espírita, pois eles estão contidos em O Livro dos Espíritos, Parte Terceira, das Leis Morais.

Através da análise, do estudo e da reflexão das normas e princípios acima referidos, o espírita deve identificar o egoísmo, o orgulho e a injustiça nas instituições humanas, denunciando-as e agindo para que elas desapareçam da sociedade humana.

Confrontar os fundamentos morais e objetivos do Espiritismo com os fundamentos morais dos partidos políticos, verificando de forma coerente qual ou quais deve apoiar e até mesmo participar como membro atuante, se tiver vocação para tal.

Participar de organizações e movimentos que propugnem pela justiça, pelo amor, pelo progresso intelectual, moral e físico das pessoas. Exemplo: clubes de serviço, sindicatos, associações de classes, diretórios acadêmicos, movimentos de respeito e defesa dos direitos humanos, etc.

Fazer do voto um elevado testemunho de amor ao próximo. Considerando que a sociedade humana é dirigida por políticos que saem das agremiações partidárias, e suas influências podem ajudar ou atrasar a evolução intelecto-moral da humanidade, o voto, realmente, é uma forma de exprimir o amor ao próximo e à coletividade. Deve-se, pois, analisar se a conduta do candidato político-partidário tem maior ou menor relação com os princípios morais e políticos (aspecto filosófico) do Espiritismo.

Participar de agremiação partidária, se tiver vocação para tal, sabendo, no entanto, da responsabilidade que assume nesse campo, já que sua militância deve sempre estar voltada para o interesse do ser humano, em seus aspectos social e espiritual.

Para isso, sua ação política deverá estar em harmonia com os valores éticos (morais) do Espiritismo que, em última análise, são fundamentalmente os mesmos do Cristianismo.

Participar conscientemente da ação política no sociedade, sem relegar o estudo e a reflexão do Espiritismo a plano secundário. Pelo contrário, o estudo e a reflexão dos temas espíritas deverão levá-lo a permanente participação, objetivando a aplicação concreta do amor e da justiça ao ser humano individual e coletiva mente.

*******************
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/celuz/textos/politica.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual site Rival de vcs